25 de jan. de 2013

as flores que não murcham


Aqui na Alemanha costuma-se presentear não só o bebê mas também a mamãe com flores na maternidade. Optei por dar flores que não murcham, digamos assim. Eu andava tão curiosa sobre como fazer tulipas de tecido ultimamente e descobri por meio de uma amiga que as fez num curso de artesanato no Brasil e me deu as coordenadas por Skype. Então, vou reproduzir aqui a minha inspiração nesta #sextacriativa para o Assim sim! porque estou apaixonada por elas.

Você vai precisar de:
♥ retângulos de tecido cortados em 8 x 14 cm
♥ tiras de tecidos na cor verde em 19 x 2,5 cm para revestir os palitos
♥ palitinhos de churrasco
♥ manta acrílica
♥´cola quente

Vamos aos palitos primeiro: ela não mencionou nada quanto aos palitos. Portanto, resolvi ver o que tinha e encontrei um tecido verde com pontinhos brancos e revesti os palitos usando cola quente para fixar. Dobrei a barra do tecido antes de terminar de colar para dar um melhor acabamento.



Agora, vamos às tulipas: dobre o retângulo de tecido ao meio com a face correta virada pra dentro e passe na máquina de costura para dar uma barrinha como na imagem abaixo:



Com agulha e linha, faça esse pontinho franzido abaixo (ajudem a expatriada aqui com o nome dele, gente!) por toda a parte superior do retângulo antes costurado na máquina sem apertar no final ainda:



Coloque o palito já revestido de tecido verde por dentro do tecido que forma a flor ainda do avesso e com a parte costurada à mão para baixo (ela vai ser a base da flor). Não tire a agulha, use a linha para dar um pontinho para reforçá-la na haste da flor. Coloque uma gotinha de cola quente para reforçar.




Agora é hora de levantar o tecido com o lado certo para fora e preenchê-lo com a manta acrílica.


Dobre a barra e una as laterais no centro dando um pontinho com agulha e linha. Nada como a imagem pra ver como fazer:


Acabou. Eu fiz meia dúzia para um buquê pequeno. Que ganhou um laço e essa embalagem de presente transparente para ficar com cara de buquê de floricultura.


E o bebê? Ah, o bebê vai ganhar um quadrinho bastidor, com seu nome personalizado e um carrinho bordado para enfeitar o quartinho dele. Espero que ela goste. Adoro essa nossa 'profissão' que nos permite presentear amor feito à mão.








19 comentários :

  1. Lindas, super delicadas!!
    Estas tulipas estão na minha listinha de costurices há um tempão. Preciso fazer tb, e obrigada pelo PAP mega explicadinho!
    Bjs
    :)

    ResponderExcluir
  2. Eu adoraria ser predada ao ponto de saber costurar, rs.
    Adorei o tecidinho e as cores e quero parabenizá-la pelo Diy.

    Bjus

    http://fabi-anselmo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oi Priscila!
    Ficaram lindas, adoro essas tulipinhas em tecido.
    Ganhei uma linda!!!
    Super PAP, tudo explicadinho.
    Poder fazer o presente feito á mão, é uma delícia mesmo!
    O quadrinho ficou lindo também!
    Um presente que encanta , né?
    bjs

    Te enviei emails (2)
    rs
    Bjs, ótima sexta!

    ResponderExcluir
  4. Muito bonitas suas tulipas! E o bastidor tbm ficou um charme!

    Beijo.

    ResponderExcluir
  5. Pri,
    que presente mais carinhoso! ♥
    Tanto o bastidor como as flores ficaram lindos.
    Sem contar que presentes assim se tornam mais especiais ainda!

    beijinhos :**
    Carol
    www.umblogsimples.com

    ResponderExcluir
  6. Pri,
    PERFEITAS! minha irma sabe fazer e também me ensinou... recentemente coloquei um buquet dela no altarsino de Nossa Senhora que tenho na minha casa, espia la no meu blog como ficou lindo!

    Doce sexta-feira pra vc!

    http://docelardaeli.blogspot.com.br/
    Bjoos, eli. ♥

    ResponderExcluir
  7. Que lindas, adorei o passo a passo! O bastidor ficou uma graça também. Parabéns pelo belo trabalho!

    ResponderExcluir
  8. Pri, ficaram lindas as tulipas!
    O bastidor um fofo!
    Beijos
    Taís :)

    ResponderExcluir
  9. lindas e parecem-me fáceis. beijinho
    isabel

    ResponderExcluir
  10. ficaram muitooo fofos eu amei...
    bjinnn

    ResponderExcluir
  11. LINDAS FLORES.FIZ UM PAP NO MEU BLOG HÁ MUITO TEMPO.AQUI http://artesremor.blogspot.com.br/2011/02/tulipas-de-tecidoaprendi-e-estou.html É FÁCIL.AMEI O QUADRINHO!BJS.

    ResponderExcluir
  12. Meninaaa! Que #BlogLindo! Amei, sério.

    Vou seguir, aproveitar as dicas e virar fanzoca. Ah, amei demais o layout.

    Nice to meet you! bjoo

    ResponderExcluir
  13. Que lindo Pri, esse PAP eu vou definitivamente tentar fazer!!! Amei amei amei!!!!

    ResponderExcluir

  14. Amei a sua idéia de presentear com flores de tecidos.
    E parabéns pelo blog tudo muito inspirador.

    Malú.

    ResponderExcluir
  15. Super fácil e ficam muito fofas!

    ResponderExcluir
  16. Oieeee moça tudo bem?...estava aqui passeando pelo Assim, sim e me deparei com seu blog e fiquei rsrs...muito lindo e de muito bom gosto cheio de idéias legais e fofas...parabéns...e ahhhh ficaram fofinhas as tulipinhas...lindas lindas...boa semana...beijinho

    Francine

    ResponderExcluir
  17. Pri,
    Há muito tempo queria fazer essas tulipas,estão lindas!!
    São bem fáceis ( ao menos parece ser rs )
    Parabéns flor!!
    Adorei te ver na #sextacriativa =)
    XerOO

    ResponderExcluir
  18. Pri, cheguei aqui pela varanda da Maria e como havia comentado por lá estou numa maratona pra conhecer as amigas da casa...kkk...achei muito linda sua arte e por coincidência ou não hj mesmo estava separando uns tecidinhos pra me aventurar na arte de tulipas de tecidos e chego aqui e dou de cara com esse buquê mais fofo, parabéns!

    bjs
    Edi

    http://meuladoarteiro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Obrigada por costurar seu comentário aqui no bloguinho! ♥
Perguntas são respondidas no seu blog.